domingo, 22 de julho de 2012

CRAC 2x2 Ceilândia: empate custou o 2º lugar

(Imagem por Fábio Assunção)

Na tarde deste domingo, 22, CRAC e Ceilândia protagonizaram o duelo dos invictos do Grupo A5 do C. Brasileiro Série D 2012. Com o empate em 2 a 2, nada mudou. Bem, quase nada. O ponto conquistado em Catalão manteve a equipe do Distrito Federal na ponta do grupo, mas os dois pontos perdidos pelo Leão do Sul em casa custaram a segunda colocação, sendo que o Leão foi ultrapassado pelo Cene que goleou a Aparecidense por  3 a 0 na tarde de ontem, 21. Logo aos 4' do 1T o CRAC abriu o placar, mas o gol foi anulado. O Leão do Sul criava mais, mas o Ceilândia foi mais certeiro. Na primeira vez que chegou, a equipe do DF marcou um belíssimo gol de cobertura com Alam Deom. A equipe brasiliense ampliou com o veterano Dimba, de cabeça. Juninho Paraíba saiu do banco catalano e incendiou o jogo, tornando-se o protagonista da partida. O Leão do Sul descontou com Nino Guerreiro no final do primeiro tempo. Na etapa complementar, muita confusão no gramado do Genervino. Em cruzamento de Juninho Paraíba, Dinei escorou para o fundo das redes, empatando a partida. O Leão do Sul perdeu a melhor chance de gol da segunda etapa e deixou a virada escapar. Com o resultado, o CRAC possui 2 vitórias e 2 empates diante o Ceilândia em jogos oficiais, acumulando uma única derrota. O Ceilândia segurou o Leão, a invencibilidade e a liderança. Na próxima rodada o CRAC folga e pode se distanciar dos líderes. O Leão do Sul volta a campo no dia 04, diante o Ceilândia no DF. Antes da partida, houve homenagens a antigos dirigentes e jogadores do CRAC, em comemoração aos 81 anos do clube. Confira a classificação do Grupo A5 da Série D após a 5% rodada:

 Ceilândia(DF) 8 4 2 2 0 7 5 +2
 Cene(MS) 7 4 2 1 1 10 5 +5
3º Crac 6 4 1 3 0 6 3 +3
4º Aparecidense 3 4 1 0 3 2 8 -6
5º Sobradinho(DF) 2 4 0 2 2 1 5 -4

(Imagem por Fábio Assunção)

(Placas de homenagem dos 81 anos do clube. Imagem por Fábio Assunção)

Reportagem por Fábio Assunção.

CRAC: Meu único time

(Imagem por Fábio Assunção)

A campanha bairrista do futebol goiano promovida pelas torcidas dos clubes do estado ganhou proporções de mobilização sem precedentes em Catalão. A torcida do CRAC foi a primeira a confeccionar as camisas do movimento, liderado pelas grandes massas do Goiás, Vila Nova e Atlético. O designer da camiseta foi desenvolvido por Tonim Almeida, torcedor do Tigre, e será utilizado para todos os clubes. A TOL conseguiu junto à diretoria do CRAC, meia entrada para os integrantes da TOL que apresentarem a carteirinha de filiação. Esposas e namoradas terão entrada franca na partida decisiva entre CRAC e Ceilândia que acontece amanhã, valendo a ponta do Grupo A5 do C. Brasileiro da Série D. Torcida lotando o Genervino amanhã gritando "Sou goiano, meu time também!"

Reportagem por Fábio Assunção.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

CRAC x Ceilândia: Duelo de Invictos


O Leão do Sul folgou na 4ª rodada do Grupo A5 do Campeonato Brasileiro da Série D 2012, que aconteceu no último final de semana, no dias 14 e 15. No sábado, o líder Ceilândia empatou com o Sobradinho no clássico regional do Distrito Federal em 1 a 1. Com o resultado, a equipe de Ceilândia se manteve invicta na ponta e defende o posto e a invencibilidade diante do também invicto vice líder CRAC, no Estádio Genervino da Fonseca, em Catalão, no próximo dia 22. Já no domingo, complementando a rodada, o Cene bateu a Aparecidense por 4 a 1, de virada, em Dourados. Mesmo folgando na rodada, o CRAC permanece na vice liderança com 5 pontos, em função da combinação de resultados. Na próxima rodada, a Aparecidense folga e pode ir para a lanterna caso o Sobradinho vença o Cene. Os 5 times do grupo ficarão com 4 jogos cada, sacramentando a metade da fase classificatória. 

Confira a classificação do Grupo A5 após a 4ª rodada:

1º Ceilândia(DF) 7 3 2 1 0 5 3 +2
2º Crac 5 3 1 2 0 4 1 +3
3º Cene(MS) 4 3 1 1 1 7 5 +2
4º Aparecidense 3 4 1 0 3 2 8 -6
5º Sobradinho(DF) 2 3 0 2 1 1 2 -1

Reportagem por Fábio Assunção.


sexta-feira, 13 de julho de 2012

13/07/12: 81 anos do CRAC

(Imagem confeccionada por Fábio Assunção em 13/07/12)

Nesta sexta-feira, 13, o Clube Recreativo Atlético Catalano completa 81 anos. É o mais antigo clube goiano em atividade e ao longo destes anos, conquistou 2 vezes o título da divisão principal estadual, em 1967 e 2004, o que faz do clube o maior campeão do interior goiano. Em outras 2 oportunidades ficou com o vice-campeonato, em 1969 e 1997. Nos percalços da segundona estadual, se sagrou campeão 3 vezes. Em 2007, ficou na 5ª colocação do Campeonato Brasileiro da Série C, a 2 pontos da inédita participação na 2ª divisão nacional. O Leão do Sul mantém categorias de base Sub-18 e Sub-20, que representam o azul e branco catalano em competições regionais e estaduais, sempre com campanhas de destaque. É o único clube do interior do estado a possuir uma equipe feminina de futebol no Campeonato Goiano Adulto. O Leão do Sul conquistou o respeito ao longo dos anos por sua força quando joga no Estádio Genervino da Fonseca, "La Bombonera do Cerrado". Que a equipe seja guerreira neste ano e coroe seu aniversário com o título brasileiro da Série D, brindando seu mais precioso e cada vez maior bem: sua fanática torcida! A TOL sempre estará contigo, Leão do Sul.

Reportagem por Fábio Assunção.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Levante também esta bandeira: "Sou goiano, meu time também!"

(Imagem confeccionada por Fábio Assunção em 11/07/2012)

A torcida do Leão do Sul está levantando a bandeira "Sou goiano, meu time também" em apoio ao futebol do estado, de forma conjunta com outras torcidas dos clubes de Goiás! A equipe do blog CRACatalano convida você a levantar também essa bandeira azul e branca... verde e amarela!

Crônica, por Marcos Rafael Soares:
    Nos últimos anos, temos visto uma constante mudança no que diz respeito aos torcedores goianos e seus costumes. O que antes era apenas diversão, hoje em dia vem aglomerando novos substantivos como paixão ,orgulho e identidade regional. Quem é acostumado a ir no Serra Dourada entre década de 70 e 2000 se habitou a ver um cenário misto de futebol Goiano, e futebol do eixo Rio-SP. Em um passado recente era comum de se ver o nosso palco maior do futebol , colorido com camisas de vários clubes de fora, que em nada somam ao futebol Goiano.
    O tempo passou, e em meados dos anos 2000, começamos a perceber uma mudança cultural do Goiano em relação ao futebol. O Goiano passa a valorizar mais o que é seu. No Serra Dourada aos poucos a colorida torcida goiana, com seus trajes dos mais diversos clubes do Brasil afora, adotam uma só cor para vestir, sendo ela uma cor, uma camisa, que leva o nome do Estado de Goiás implícito nela, se criando então os primeiros traços de um bairrismo.
    Bairrismo é uma palavra, que a primeira vista pode causar um certo erro de interpretação. Então é preferível dizer que o nosso futebol hoje passa por um processo de conscientização cultural. Existem hoje diversos grupos que pregam a valorização do futebol goiano, principalmente nas torcidas da capital. Entre eles, criado no início desse ano, o grupo “Sou Goiano, Meu time Também” surgiu como uma nova idéia de se expandir e levar ao torcedor dos clubes do estado, a importância de se valorizar o nosso futebol. Hoje o grupo conta com uma quantia expressiva de torcedores, que torcem unicamente para um clube do estado. 
    Surgido inicialmente na internet, o grupo ganhou força e volume na rede social Facebook, onde o contato entre torcedores dos diversos times do estado, possibilitaram o debate de idéias que contribuíssem para o crescimento do sentimento e valorização de ser goiano, e ter um time daqui do estado. As idéias surgiram, e começaram a sair do papel. Para quem acompanha o futebol goiano, pode se perceber a presença das faixas com a frase “Sou Goiano, Meu time Também” nos jogos dos três grandes times da capital.
   Hoje, contando com quase 1000 membros, o grupo já pensa em diversos projetos que incluem valorização do sentimento em ser goiano, não somente no futebol, mas em outras vertentes. Entre elas, a possível entrega de um projeto em Câmara, que sugere a criação de uma Lei a qual sugira a execução do Hino do Estado de Goiás em eventos oficiais realizados em todo estado e a inclusão da disciplina História de Goiás, nas escolas goianas.
     Ser goiano é muito bom, ter orgulho de fazer parte desse pedaço de chão recoberto por cerrado, terra a qual eu pertenço, onde minhas raízes estão estabelecidas e meu coração está plantado. É um sentimento de orgulho, poder ir lá fora e mostrar o que o meu estado tem. É um sentimento de orgulho para nós, quando vemos um goiano vencer na vida, ser vencedor, seja no que for. Em qualquer modalidade que tenha um Goiano, seja esportiva ou não, torceríamos pelo nosso representante. Por que não no futebol? Valorize o que é fruto do seu povo, sua terra, sua cultura! Porque é muito bom dizer, Sou Goiano, Meu time também!“Prefiro sofrer com a camisa que representa meu povo, a idolatrar aquilo que pertence a outros.”

Reportagem por Fábio Assunção.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Cene-MS 1x1 CRAC: Leão do Sul continua invicto


O Leão do Sul foi até Dourados, no Mato Grosso do Sul, enfrentar o campeão sul mato grossense de 2012. O CRAC saiu na frente com uma belo contra-ataque, onde Nino Guerreiro, livre, tocou na saída do goleiro aos 27' do 1T. Porém, na etapa complementar o Cene reagiu e se lançou ao ataque. O empate saiu aos 23', dos pés de Chico, que arrematou um bate rebate na área catalana. Com o resultado, o CRAC segue invicto na competição, mas folga no próximo fim de semana, podendo ser ultrapassado pela Aparecidense, caso o Camaleão vença seu compromisso diante o Cene em Dourados. O CRAC segue na 2ª posição. Confira a classificação do Grupo A5 após o término da 3ª rodada:

1º Ceilândia(DF) 6 2 2 0 0 4 2 +2
2º Crac 5 3 1 2 0 4 1 +3
3º Aparecidense 3 3 1 1 1 1 4 -3
4º Cene(MS) 1 2 0 1 1 3 4 -1
5º Sobradinho(DF) 1 2 0 1 1 0 1 -1

Reportagem por Fábio Assunção.

Sobradinho 0x0 CRAC


Em jogo válido pela primeira rodada do Grupo A5 do Campeonato da Série D 2012 e também estréia da equipe brasiliense na competição, o Leão do Sul empatou com o Leão da Serra em 0 a 0 no Estádio Augustinho Lima, em Sobradinho - DF, nesta quarta-feira, 4. O resultado mantém a equipe catalana invicta na competição que na próxima rodada visita do Cene-MS, na cidade de Dourados-MS. Já a equipe do Distrito Federal vai à Goiânia enfrentar a Aparecidense, que ainda não venceu, no Estádio da Serrinha.

Reportagem por Fábio Assunção.

CRAC 3x0 Aparecidense: Leão volta ao cenário nacional


Pelo Campeonato Goiano de 2012, o Estádio Genervino da Fonseca, em Catalão, foi o palco da primeira derrota do CRAC para a Aparecidense em toda a história do confronto. Na ocasião, o Camaleão bateu o Leão do Sul por 1 a 0. Pelo Campeonato Brasileiro da Série D 2012, o Estádio Genervino da Fonseca sacramentou o reencontro da equipe catalana sobre a equipe de Aparecida de Goiânia e foi em grande estilo: 3 a 0, no dia 01/07. Logo aos 5' do 1T, Robson Goinao abriu o placar para a equipe da casa, que ampliou ainda no primeiro tempo, com Nino Guerreiro aos 37'. Na etapa complementar, a garotada da Aparecidense tentou assustar, mas acabou levando o terceiro aos 26', com Zé Neto. Embora tenha sido a estréia do Leão do Sul na competição, o jogo foi válido pela 2ª rodada, por que o Sobradinho-DF que assumiu o lugar do Gurupi-TO ganhou alguns dias de treino, visto que o curto tempo para início do torneio. Por isso, o duelo entre Sobradinho e CRAC, válido pela primeira rodada, acontecerá na quarta-feira, 4, em Sobradinho, no Distrito Federal.

Reportagem por Fábio Assunção.